Propellerads

quinta-feira, 20 de julho de 2017

'Super Mario Odyssey' une surreal e clássico em estreia de Mario no Nintendo Switch

'Super Mario Odyssey' une surreal e clássico em estreia de Mario no Nintendo Switch

Em novo game, Mario lembra época do Nintendo 64, mas usando boné para possuir adversários e outros objetos. Lançamento é em 27 de outubro.


27/06/2017 06h00 Atualizado 27/06/2017 06h00



Não dá para dizer que cavalgar um dinossauro que cospe fogo ou pular sobre plantas carnívoras que vivem dentro de encanamentos sejam tarefas normais. Mas você há de concordar que usar um boné para encarnar personagens e objetos mundo afora é surreal demais até mesmo para o nosso querido Mario. Felizmente, tudo fica certo com o controle nas mãos.

"Super Mario Odyssey", que será lançado para o Nintendo Switch em 27 de outubro, é a união inusitada dessa ideia bizarra, mas divertida, com o que há de mais clássico nos games estrelados pelo encanador bigodudo. E o resultado é uma aventura que deve soar familiar e confortável para quem já conhece os jogos do Mario, mas que não deixa de modernizar a velha ideia de pular, coletar moedas e salvar a Princesa Peach. Assista ao vídeo acima.

A sua alma é minha


O G1 testou o jogo na E3 2017, em Los Angeles (EUA). A demonstração tinha duas fases, uma em um deserto e outra numa metrópole. E cada uma delas mostra como "Super Mario Odyssey" é desenhado em torno do boné do Mario e como ele assume funções diferentes dependendo do mundo que é explorado.

Usando seu chapéu, também conhecido como Cappy, Mario pode coletar moedas e derrotar inimigos. Um toque de botão arremessa Cappy na direção de um Goomba ou Koopa Troopa, mas se você fizer um movimento circular com os dois controles Joy-Con, o boné gira em volta de Mario, acertando quem estiver por perto.

Mas a principal função de Cappy é ajudar Mario a se transformar em personagens e objetos para que ele consiga coletar todas as Luas de cada fase – elas substituem as Estrelas em "Super Mario Odyssey" e são o principal prêmio do jogo.

'Super Mario Odyssey', novo game do Switch, chega em outubro de 2017 (Foto: Divulgação)

De acordo com a Nintendo, tudo que estiver sem chapéu pode ser "possuído". O que te dá direito a assumir a forma de um tanque de guerra (nunca vi um desses de bombeta), um táxi, entre outras figuras.

Da lama ao caos

O deserto de Sand Kingdom é a primeira fase e lembra bastante "Super Mario 64": um cenário amplo, mas com obstáculos aqui e acolá que escondem segredos e levam a áreas de difícil acesso. Por lá, Mario pode se transformar numa Bullet Bill, aquela bala de canhão com olhos e braços que aparece em todo jogo da série. Com ela, Mario consegue voar horizontalmente e se impulsionar para alcançar áreas distantes que ficam sobre a areia.

'Super Mario Odyssey', novo game do Switch, chega em outubro de 2017 (Foto: Divulgação)

Já a segunda fase é na metrópole de New Donk City, que tem um mapa mais fechado e ideias bem diferentes do que estamos acostumados a ver em um "Super Mario". Além dos prédios altos, a cidade coloca Mario para interagir com humanos "normais" e outros elementos que fogem totalmente da realidade do Reino dos Cogumelos.

As tarefas vão desde pular corda 30 vezes sem errar até ajudar a prefeita de New Donk City a reunir os membros da banda da cidade. E para navegar por um mapa que é basicamente todo vertical, Mario ganha a ajuda de um pulso de energia elétrica para se deslocar em linha reta do ponto A ao ponto B.

'Super Mario Odyssey' é a próxima aventura do encanador bigodudo da Nintendo (Foto: Divulgação)

A metrópole de "Super Mario Odyssey" tem ainda uma ferramenta inédita que deve se repetir ao longo da aventura. Ao entrar na loja Crazy Cap, você pode comprar novas roupas e chapéus para Mario. A solução poderia ser apenas estética, de personalização do visual do encanador no game. Mas com o traje de operário (o mesmo do jogo "Super Mario Maker"), Mario desbloqueia uma nova área da cidade para explorar.

Mario de Player 2

Em um ano com "The Legend of Zelda: Breath of the Wild", que lidera com folga a corrida pelos prêmios de jogo do ano, "Super Mario Odyssey" não deve ser o principal jogo do Switch em 2017. Mesmo assim, a nova aventura do maior mascote dos games deve ser a grande responsável por vender consoles no segundo semestre.

A Nintendo recria mais uma vez a mesma sensação de correr e pular com Mario de 20 anos atrás, mas sem abrir mão de incluir no bonde várias sofisticações que abusam das principais características de um novo videogame e modernizam a receita. Esse é o papel do encanador bigodudo. E aqui parece que ele é cumprido novamente.

"Super Mario Odyssey" será lançado para o Nintendo Switch em 27 de outubro.

Um comentário:

Propellerads